Rennes | Bretanha | França

07:22

Se você está planejando visitar Rennes, a capital da Bretanha (Bretagne em francês) para um fim de semana ou um curto feriado? Então, prepare-se para descobrir algumas dicas de passeios imperdíveis para você fazer por lá. Rennes, pouco conhecida dos turistas brasileiros, é considerada uma das cidades mais agradáveis para morar na França em relação à segurança, dinamismo econômico e a oferta cultural de qualidade.

Visitar Rennes em apenas um bate-volta a partir de Nantes ou por alguns dias, como fiz quando estive na região da Bretanha, é suficiente para conhecer esse lugar que dispõe de um rico patrimônio histórico, bela arquitetura que remonta a Idade Média e Renascença e gastronomia inconfundível.

Para ajudá-lo a planear a sua estadia, criei este guia da cidade com todos os pontos turísticos e atrações imperdíveis em Rennes e arredores.


Como chegar em Rennes

Há várias maneiras de chegar em Rennes. A cidade possui um aeroporto, o Rennes Saint-Jacques, com vários voos domésticos para as principais cidades francesas e voos diretos para cidades europeias.

Mas, talvez seja mais interessante chegar em Paris, pois frequentemente os preços são melhores. O trem é uma boa e econômica opção para quem já está na França, principalmente para quem está em Paris.

O trajeto do TGV (trem bala) é de 1h45 de Paris até Rennes. Uma dica é comprar os bilhetes de trem com antecedência na França, pois há sempre boas promoções.

Ir de carro alugado para Rennes, também é interessante. Escolhi ir de carro quando visitei a cidade, o percurso é um pouco longo, mas estradas na França possuem uma estrutura ótima.

Para ir até Rennes de Paris há duas rodovias que fazem ligação com a cidade, a A11 e a A81. Em média em 3h30 você chegará ao seu destino. Já de Bordeaux o trajeto dura quatros horas, de Lille seis horas e de Nantes uma hora.

Viajar de carro pode sair mais em conta do que com os outros meios de transporte e na França, há algumas opções interessantes para compartilhar o trajeto e pagar menos ainda, como a opção blah blah car. Trem leva 1h45 de Paris até Rennes.


Como se locomover em Rennes

Rennes conta com os transportes públicos bem estruturados. Com o metrô e o ônibus você pode facilmente se deslocar para toda a cidade. O metro funciona todos os dias as 5h10 às 12h45 nos dias úteis e até 1h45 de quinta a sábado (exceto no verão).

A linha A liga os principais pontos da cidade e a linha B está sendo desenvolvida para aumentar o acesso do metrô e alcançar mais bairros. Para complementar, a cidade possui 149 linhas de ônibus atendem diferentes bairros.

Outro meio de transporte que pode ser utilizado na cidade é a bicicleta. São mais de 83 estações de bicicletas. Tem vários planos para alugá-las e é possível pagar com cartão de crédito nas principais estações. É muito fácil se locomover no Centro a pé.

A cidade possui grandes zonas fechadas reservadas só para pedestre, o que torna o ato de caminhar ainda mais agradável. Principalmente se você se hospedar na área central, não terá problemas para locomover caminhando pela cidade.

Rennes está localizada na região da Bretanha, noroeste da França. Hoje é uma cidade que respira o dinamismo e a jovialidade e possui estudantes de todo o mundo. Contudo, já foi palco de disputas de território no passado. Os Bretões, assim como os irlandeses e escoceses, têm origens celtas.

No passado viviam na Grã-Bretanha – a similaridade do nome não é mera coincidência. Quando houve a queda do Império Romano, os Bretões foram expulsos da Grã-Bretanha pelos Anglos e fugiram para a França, dando origem ao que hoje, conhecemos pela Bretanha.

Após várias guerras entre a Bretanha e a França, que desejava anexar a região ao seu território, foram feitos alguns acordos e em 1532 surge o tratado que anexa de vez a região às terras francesas. Toda essa história marcada pela resistência reflete hoje em uma região cheia de história.

Rennes é um livro aberto e possui traços dessa história por onde você passa. E para descobrir os lugares imperdíveis de Rennes, selecionei alguns pontos turísticos da cidade pra você. Confira a seguir.

Vou começar com as 15 melhores coisas para fazer e ver em Rennes e arredores, e depois dar-lhe as minhas dicas e itinerários para visitar Rennes em 1, 2 ou 3 dias.

O que fazer em Rennes em um dia

Em um dia em Rennes, eu aconselho você a fazer o seguinte:

·         Comece sua visita no centro histórico para admirar as casas de enxaimel

·         Entre na catedral de São Pedro de Rennes

·         Atravesse os portões de Mordelaises

·         Pausa para almoço em um dos muitos restaurantes da cidade velha

·         Visite o Parlamento da Bretanha

·         Passe um fim de tarde tranquilo no Thabor park


O que fazer em Rennes em 2 dias

Para uma estadia de 2 dias em Rennes, basta pegar o itinerário para o primeiro dia e adicionar os seguintes pontos de interesse:

·         Se você tiver filhos ou simplesmente gosta de museus de ciências, comece         o dia com o Centro de Ciências e o Planetário

·         Visitar o Museu de Belas Artes

·         Pausa para o almoço

·         Andar a pé, de bicicleta ou de barco ao longo do rio Vilaine.


O que fazer em Rennes em 3 dias

Em 3 dias em Rennes, você terá tempo para ver todos os pontos turísticos da cidade e até mesmo para visitar os arredores de Rennes, com, por exemplo, um último dia dedicado a Saint-Malo ou a floresta de Brocéliande.

No final deste artigo, você também encontrará uma lista de restaurantes e acomodações em Rennes.

Então, o que fazer em Rennes? Quais são as melhores atividades e lugares para visitar?


Centro histórico de Rennes

Começamos esta jornada na cidade com a visita do Centro Histórico de Rennes, onde a maioria dos pontos de interesse está localizada e é o coração da cidade.

Aqui você pode descobrir uma das características únicas da cidade: suas casas de enxaimel com fachadas coloridas e suas ruazinhas em paralelepípedos.

Rennes é a segunda cidade na França que tem o maior número de casas enxaimel, perdendo apenas para Estrasburgo. No total, são 286!

Este estilo de arquitetura é tradicional da Idade Média e as construções recebem o nome de maison à pans de bois ou maison à colombages. Para admirá-los, pegue as encantadoras ruas de paralelepípedos como as Rue Le Chapitre, Psalette, Rue de la soif e Saint-Sauveur.

Centro Histórico também possui vários pequenos bares e restaurantes, para quem deseja passar um tempinho por lá admirando o espaço e saboreando a culinária local.

Você pode, por exemplo, ver a prefeitura, a casa de ópera ou a catedral de Rennes. Esses edifícios são parte de nossas principais descobertas, vou contar um pouco mais sobre eles abaixo.

E como em qualquer centro histórico, você encontrará muitos cafés e restaurantes para comer e beber.

Comece sua visita à cidade indo ao escritório de informações turísticas de Rennes, localizado na Rue Saint-Yves. É sempre prático obter um mapa turístico em papel!

1.Capela Saint-Yves 

Foi construída no século XV no estilo gótico extravagante. Quem vê a capela do lado de fora não imagina que em seu interior ela possui algumas esculturas divertidas como animais estendendo a língua, gatos brincalhões e coelhinhos adormecidos.

A Capela Saint Yves foi construída para o Hospital Saint Yves e no século XIX abrigou uma loja de ferragens. Em 1998 passou por uma renovação e sediou o Office de Tourisme da cidade por um tempo.

Como acontece com diversos espaços religiosos na França, a capela atualmente não exerce uma função religiosa, mas faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Oferece também uma exposição permanente intitulada “Rennes, métropole d’art et d’histoire” ou em português “Rennes, metrópole da arte e da história”.

Endereço: 11 rue Saint-Yves, 35000 Rennes

Horário de funcionamento: de segunda à sexta de 10 às 18 horas.


2. Catedral de Rennes

Catedral Saint Pierre construída entre 1780 e 1844, configura-se como a igreja mais importante da cidade. Reconstruída várias vezes, esteve em construção durante séculos. Na verdade, a primeira construção da igreja se deu no século VI, porém no século XII, foi destruída para dar lugar a uma nova catedral de estilo gótico.

Em meados do século XV sua fachada desaba e a partir daí começa um processo de reconstrução que resultou neste exterior num estilo bastante clássico que ela possui atualmente. Finalmente restaurada entre 2009 e 2014, a Cathédrale Saint-Pierre de Rennes ou Catedral de São Pedro de Rennes  irá surpreendê-lo.

É por dentro que você pode admirar sua verdadeira beleza. De inspiração italiana, ao visitar o interior da igreja, você poderá admirar os seus vitrais majestosos, o altar romano, os órgãos do século XIX e algumas lindas pinturas. 

A razão de todo este esplendor é que a Catedral de São Pedro de Rennes foi o lugar de coroação dos duques e duquesas da Bretanha. Imagine que ele abrigou alguns momentos importantes da história da França e da Bretanha. Um ótimo lugar para se visitar em Rennes.


3. Os Portões Mordelaises

As Portas Mordelaises são alguns dos raros vestígios das muralhas da cidade de Rennes.

No século III, o lugar já se configurava como a porta de entrada para antiga cidade fortificada. Com uma arquitetura militar medieval, as Portas Mordelaises são um símbolo importante para a cidade de Rennes. No século XV era a principal porta de entrada da cidade e desempenhava um papel importante: era por elas que os duques, duquesas e bispos faziam suas entradas triunfais com os aplausos da multidão.

Isso porque que a independência da Bretanha foi jurada nesse local. Vale a pena uma passadinha pelo local para ver de perto os detalhes dessas portas emblemáticas e encontrar vestígios arqueológicos romanos.

Este edifício é caracterizado por uma grande porta usada para a passagem de veículos e uma pequena porta de pedestres, cercada por 2 torres simétricas erguidas com Mata-cães. O portão foi fechado por uma ponte dupla e serviu como sistema de defesa para a cidade.

Na época, todos os duques da Bretanha tiveram que fazer um juramento sob esta porta antes de serem introduzidos. O que lhe valeu o apelido de “porta real”.

Hoje é um dos únicos remanescentes das muralhas de Rennes. Ele foi severamente afetado pelo tempo, mas um projeto de desenvolvimento atualmente em andamento deve dar origem a um passeio ao longo das muralhas.

Não hesite em dar uma olhada no Mordelaises Gates durante a sua visita ao centro histórico. Está localizado perto da catedral de Rennes.


4.Place du Champ Jacquet 

A Place du Champ Jacquet é uma simpática praça triangular e que possui no seu centro uma estátua de Jean Leperdit, membro do comitê de segurança da época.

Seu trabalho era entregar uma lista de pessoas que iriam para prisão ou sofrer a pena de morte. A estátua e a representação de Leperdit em uma ocasião na qual ele recebeu a lista do governo com os condenados e a rasgou por não concordar com ela.

Após esse episódio ele foi eleito prefeito de Rennes na década de 1790. Na praça é possível observar as casas em enxaimel do século XVII.

O Hotel de Tizé ganha destaque na praça por ser uma construção que utiliza diferentes materiais que combina pedra branca, granito e enxaimel. A praça com certeza merece um tempinho da sua viagem para admirá-la.

5. Place des Lices Market

A Place des Lices é uma praça super popular entre os locais, principalmente os estudantes. Esta praça na idade média era um lugar fechado onde aconteciam torneios e os cavaleiros se disputavam.

Já durante o Renascimento, a praça era cercada por mansões de parlamentares. A Place de Lices, que guarda toda essa bagagem histórica, dispões de duas passagens em metal, no seu centro, que datam de 1868-1871.

Se você estiver em Rennes em uma manhã de sábado, deve ir ao mercado na “Place des Lices“, o segundo maior mercado de alimentos da França.

Além de estar localizado em um belo cenário cercado por grandes casas de enxaimel, considerado como um dos mais belos mercados da França e o segundo maior do país, você encontrará cerca de 300 produtores locais que vendem frutas, legumes, peixe fresco, carne e queijo.

O mercado é uma boa oportunidade para degustar a galette-saucisse, que é uma espécie de panqueca com linguiça, comida de rua muito famosa da região. Um lanche bem conhecido na Alta Bretanha. Uma delícia!

Há uma grande diversidade de produtos expostos no mercado como objetos artesanais típicos da Bretanha, queijos, legumes, frutas, peixes, crustáceos, flores pães, panquecas, além do belo mercado de flores.

Ao degustar as especialidades locais, você vai poder, ao mesmo tempo, admirar as casas medievais em torno da praça.

No verão francês, o mercado conta com alguns músicos que animam ainda mais o mercado, que já é conhecido pelo seu ambiente festivo e convivial. Este é um dos passeios que você não pode perder quando estiver em Rennes.

Desde quase 4 séculos, é um evento importante na vida da cidade para os nativos e turistas. Um ótimo lugar para comprar comida de qualidade a preços atraentes. O mercado é principalmente dedicado à comida, mas há também uma parte muito boa vendendo flores.

Endereço: La place des Lices, Rennes

Mercado da Place de Lices: Aos sábados de 7h30 as 13h30

 

6. Praça da Câmara Municipal de Rennes

Place de l’Hôtel de Ville ou Praça da Câmara Municipal de Rennes  ou ainda Place de la Mairie, é a praça mais bonita da cidade e merece realmente uma visita pelos seus 2 monumentos históricos: a Câmara Municipal e a Ópera.

O Hôtel de Ville, como é também conhecida a prefeitura, foi construído em 1720, após o grande incêndio que devastou Rennes e é composto por três monumentos ligados por uma torre com relógio.

O arquiteto decidiu agrupar três monumentos em um só: a Prefeiturao tribunal judicial e a torre do relógio no meio. O resultado é um edifício em forma côncavo muito estético.

A prefeitura também abriga seu próprio pequeno Panteão, uma sala adornada com placas de mármore gravadas com os nomes de todos os Rennais (habitantes de Rennes) que morreram enquanto lutavam pela França. Você pode visitá-lo gratuitamente.

Anedota

Como uma das últimas colônias de moradias domésticas se instalou acima das portas de entrada da Prefeitura, uma lona protetora foi montada para evitar excrementos de pássaros no final de casamentos!

Ainda na praça, em frente à Câmara Municipal é o 2º edifício notável da praça, a belíssima Ópera de Rennes, que se configura como uma das menores óperas para fazer um tour na França e possui apenas 642 lugares. Sua arquitetura neoclássica chama atenção.

Para conhecer o interior do prédio você pode reservar entradas para assistir uma ópera ou então aproveitar a programação aberta ao público, que é ofertada algumas vezes por ano.

Sua forma arredondada foi projetada para se encaixar perfeitamente na forma curva da Prefeitura. Isso dá à praça certa originalidade, mas estava longe de ser unânime na época de sua inauguração.

Várias vezes por ano, a Ópera abre suas portas com visitas e ensaios abertos. Você também pode comprar ingressos para participar de uma apresentação. A cada dois anos, a última ópera da temporada é transmitida ao vivo em telas gigantes em toda a cidade, apresentando essa arte a um público mais amplo.

Encontre todas as informações sobre a Ópera House de Rennes em seu site oficial em francês.

Dicas

Se você estiver em Rennes por alguns dias, vá até a praça da prefeitura à noite, a iluminação da ópera é muito bonita!

7. O Parlamento da Bretanha

Um monumento que você não pode deixar de visitar quando estiver em Rennes é o parlamento da Bretanha. Esta é uma importante construção que faz parte do patrimônio da cidade.

Foi projetado pelo mesmo arquiteto do Palácio do Luxemburgo em Paris, Salomon de Brosse. Reuniões parlamentares eram realizadas no edifício até a época da Revolução Francesa.

Parlamento da Bretanha (“parlement de Bretagne”) é o monumento mais famoso de Rennes e um dos símbolos da Bretanha.

Abrigou o parlamento até a revolução de 1790, e depois serviu como um tribunal de justiça. Destruído por um incêndio em 1994, e restaurado com perfeição, agora abriga a Corte de Apelação da Bretanha e a Corte de Assis de Ille-et-Vilaine.

Atualmente, o belo edifício se encontra novamente aberto ao público por meio de visitas guiadas por professores do departamento de Rennes. Para visitá-lo é necessário entrar em contato com o Office de Tourisme da cidade para agendar um horário.

A visita permite que você admire a sala mais famosa do Parlamento, o Grand’Chambre, com seus exclusivos painéis de madeira dourada esculpida e telas pintadas.

É um dos poucos lugares na França que combina o exercício da justiça com passeios turísticos.

Dicas

Toda noite no verão, você pode ver um show de iluminação na fachada do Parlamento da Bretanha.

Para mais informações acesse:

https://www.tourisme-rennes.com/fr/reserver-en-ligne/visitesguidees/le-palais-du-parlement-de-bretagne/

 

8. Thabor Park

Thabor Park é um ótimo lugar para relaxar em Rennes, tanto para turistas quanto para os moradores que o chamam de “Central Park of Rennes”.

O parque, construído no século XIX, é a oportunidade perfeita para um passeio muito agradável em meio aos jardins franceses. São 10 hectares de vegetação com parques franceses e ingleses, jardins botânicos, pistas de corrida, piscinas, cavernas, bacias,e cachoeiras, um jardim botânico, um aviário, um quiosque de música e um jardim de rosas com mais de 2.000 variedades de rosas. Adicione playgrounds para as crianças e você terá encontrado o lugar perfeito para passar uma tarde com sua família e desfrutar da natureza.

Se você estiver na cidade na primavera ou verão, é ainda melhor. Você poderá aproveitar dos diversos festivais, exposições e apresentações musicais que ocorre no parque. No verão, todos os domingos à noite, você também poderá assistir a shows de música e dança organizados no quiosque de música e no teatro silvestre.

Para quem vai com criança, há um espaço com brinquedos dedicados aos pequenos. Mas, em todas as estações da França o parque é uma das paradas obrigatórias de Rennes, seja observar o lindo espaço ou para tomar um café no terraço.

Para os mais esportivos, o parque também oferece pista de corrida de 1,5 km, não havendo desculpa para pular de esporte durante as férias.

Finalmente, todos os anos, o Thabor Park recebe o Mythos Festival, um festival de primavera de artes mistas.

Lista de atividades: narração de histórias para crianças, música, teatro e gastronomia com uma tenda dedicada onde 50 chefs são convidados a mostrar sua culinária.

Endereço: Place Saint-Mélaine, 35000 Rennes

Horário de funcionamento: Todos os dias no verão de 7h30 a 20h30 e no inverno 7h30 as 18h30.


9. O Champs Libres

O Champs Libres é o centro cultural de Rennes. Há muitas coisas para ver e atividades para fazer lá!

Para quem gosta de visitar museus e conhecer um pouco da história do lugar, assim como eu, há dois museus na cidade que vão despertar seu interesse para uma visita.

Este complexo é composto por:

Museu Brittany, que retrata a região desde a pré-história até os dia  atuais, através de uma rica coleção de objetos.

Centro de Ciências e seu planetário, que oferece uma grande variedade de exposições temporárias sobre biodiversidade, trens de alta velocidade, alimentos e dinossauros. As crianças apreciarão particularmente o laboratório de Merlin, onde poderão descobrir ciência com jogos. E o planetário é um ótimo lugar para aprender mais sobre o Universo.

Biblioteca, uma enorme biblioteca de 6 andares que não apenas convida você a ler, mas também apresenta exposições temporárias. As fachadas de vidro permitirão que você admire um belo panorama sobre toda a cidade de Rennes.

Você encontrará todas as informações sobre as exposições temporárias, taxas de entroncamento e horários no site oficial do Champs Libres.


10. Museu de Belas Artes de Rennes

Criado em 1794 a partir de peças de arte apreendidas após a Revolução, notavelmente graças à coleção de curiosidades do marquês de Robien (Presidente do Parlamento da Bretanha até 1756), o museu viu sua coleção crescer ao longo dos séculos.

Musée des Beaux-Arts de Rennes ou Museu de Belas-Artes de Rennes é um espaço bem eclético, que apresenta obras que vão desde a cultura bretã, contemplado a contemporaneidade, até a Antiguidade Egípcia.

Possui obras importantes como La Baigneuse de Picasso e o Effet des Vagues de Lacombe. Além de exposições de outros grandes artistas como Rubens, La Tour e Véronèse. 

Atualmente, os maiores artistas como Leonardo da Vinci, Rembrandt e Donatello estão representados. O visitante viajará através da história e dos movimentos artísticos, das antiguidades egípcias à arte contemporânea. Há necessariamente uma pintura ou desenho que vai chamar sua atenção!

Você pode encontrar mais informações sobre o Museu de Belas Artes de Rennes em seu site oficial.

Para quem é amante de arte, esse museu é imperdível!

Endereço: 20 Quai Emile Zola, 35000 Rennes


Musée de Bretagne

E para quem quer se aprofundar e descobrir mais sobre a história e cultura da Bretanha o Musée de Bretagne possui coleções que contam a história da região e de Rennes da pré-história até os dias atuais.

Possui uma exposição permanente que se chama “Bretagne est univers”, onde apresenta a história da região e expõe cerca de 2.300 objetos, de maneira muito original, intercalada com uma sequência de vídeos.

Endereço: Les Champs Libres, 10 Cours des Alliés, 35000 Rennes

 

11. La Vilaine à Rennes

Outra grande atração turística de Rennes é o Rio Vilaine, que atravessa de um lado para o outro e permite que você faça atividades seja na orla marítima ou na água.

Você pode começar sua caminhada pelo Mail François Mitterrand, que lhe permite chegar ao cais de La Vilaine. Continue ao longo do cais, admire os edifícios e barcaças e pare nos Jardins de la Confluence. Esta área verde com pontões, passarelas e bancos é muito agradável e tranquila. É também o ponto de encontro dos pescadores.

La Vilaine ribeirinha também é muito agradáveis ​​para andar de bicicleta. A principal ciclovia tem 45 quilômetros de extensão e começa no correio François Mitterand. Você pode começar do centro de Rennes e pedalar pelo caminho de sirga até as lagoas de Apigné.

Se você continuar mais ao sul, admire as marés, castelos e moinhos. Vá para o Moulin de Boël ou Moinho de Boël que oferece um dos mais belos panoramas do rio.

E enquanto você está nisso, por que não tentar uma atividade náutica no Vilaine? Seja em uma canoa, remo ou barca, há atividades para todos. Escolha a opção de aluguel e vá para uma aventura!


Coisas para fazer ao redor de Rennes

Se você estiver em Rennes por vários dias, é uma boa ideia sair da cidade para descobrir os pontos de interesse da região da Bretanha! Aqui estão mais cinco coisas para fazer ao redor Rennes.

12. Saint-Malo

Saint-Malo, a cidade dos corsários, está localizada a menos de uma hora de carro de Rennes ou de trem. Suas muralhas são a atração imperdível, pois oferecem vistas de tirar o fôlego das praias, do porto, dos fortes e da cidade. Na maré baixa, você também pode dar um passeio na ilha Grand bé (“l´l du du Grand bé”).

Dicas

A melhor época para visitar Saint Malo é no início de junho. O clima estará bom e você evitará a alta temporada de turismo no verão!

13. Floresta de Brocéliande

A famosa floresta de Brocéliande, berço de muitas lendas e notavelmente a do Rei Arthur, Merlin, o Encantador e o cavaleiro Lancelot, está localizada a pouco menos de 45 minutos de Rennes. Se você escolheu visitar Rennes e seus arredores, este é o lugar ideal para uma caminhada em família na natureza!

E, se você é solteiro, não se esqueça de verificar a Fonte de Barenton e suas bolhas mágicas, que dizem ajudar as meninas a encontrar um marido x.

14. Cidade medieval de Fougères

Recomendo que você visite Fougères uma cidade muito bonita medieval a apenas 40 minutos de Rennes. É conhecida pelas suas ruas de paralelepípedos, casas em enxaimel e especialmente pelo seu belo castelo medieval. Meu conselho: faça a caminhada na muralha para aproveitar a vista panorâmica da cidade e seus arredores.

15. Cidade medieval de Vitré

Vitré é outra cidade medieval, também localizada a 40 minutos de carro de Rennes. Quanto a Fougères, você encontrará as ruas antigas, casas em enxaimel e um castelo medieval. Cabe a você escolher a cidade que melhor combina com você, já que pessoalmente adoro os dois! Se você gosta de arquitetura medieval, eles realmente são os melhores lugares para se visitar perto de Rennes.

Se você tiver tempo, uma boa ideia seria visitar ambos, pois eles estão apenas a 25 minutos de carro uns dos outros.

16. Essé – La Roche aux Fées

Também a 40 minutos de Rennes, você pode encontrar uma curiosidade geológica: La Roche-auxFées (A Rocha das Fadas), o maior dólmen da França. O local é impressionante, com seus 40 blocos de pedra, alguns deles pesando mais de 40 toneladas.

A lenda diz que foi construída pela Fada Viviane, com a ajuda de outras fadas. Para os amantes, vire o monumento, cada um de vocês em uma direção diferente. Conte as pedras, se você encontrar o mesmo número, seu casal deve durar!


Onde comer em Rennes

Todas as regiões francesas possuem uma culinária riquíssima, cheia de cores e sabores maravilhosos. Não é à toa que as comidas típicas da França são consideradas uma das melhores do mundo. E neste quesito, Rennes não foge à regra.

Ela é repleta de pratos que você não pode deixar de degustar quando estiver na cidade. O que acho bem interessante na região da Bretanha, é que os pratos são feitos a partir de ingredientes simples, mas são muito saborosos e bem elaborados.

A estrela da culinária local são as galettes bretonne. Fácil de preparar, popular e deliciosa, você pode encontrar essa especialidade em todos os cantos da cidade. É uma espécie de panqueca ou crepe, preparado com farinha de trigo sarraceno.

Você pode encontrar com diferentes recheios como queijos, cogumelos, presunto, ovo, açúcar, chantilly e a lista de ingredientes podem ser infinitas.

Há também uma versão da galettes bretonnes que pode ser encontrada em forma de biscoito.

Se você quer experimentar algo típico, tem que dar uma chance às galettes. A galette-saucisse é uma variação tradicional e típica da galettes. Trata-se da mesma massa envolta em uma linguiça de porco. Comida típica de rua, você vai encontrá-la nas feiras, eventos, e principalmente no estádio de futebol de Rennes.

Os mexilhões servidos com um molho acompanhados de batatas fritas também são típicos em Rennes. Inclusive a cidade sedia uma das feiras de frutos do mar mais conhecidas da França.

A bebida típica da região é a cidra. É uma bebida espumante que possui baixo teor alcoólico e existe desde a antiguidade. Não deixe de experimentar uma galette acompanhada por uma cidra para ter uma verdadeira experiência bretã. Alguns lugares interessantes para comer em Rennes:

Rue de la Soif (Rue Saint-Michel) – Na rua da sede, como é conhecida, você      encontra vários bares e restaurantes em um ambiente mais animado. Seja            para tomar um café ou alguns drinks, o que não falta é opção;

La vraie galette rennaise -Food Truck no Marché da place des Lices, aos sábados de manhã.

La Saint Georges: Localizado no centro de Rennes, o restaurante é tão bem sucedido que o chefe abriu dois outros. Sem dúvida a melhor loja de panquecas em Rennes, o Saint Georges oferece panquecas deliciosas e originais com produtos frescos e de qualidade. Detalhe engraçado, todos os bolos salgados são nomeados após um famoso George. Pela primeira vez você pode se divertir com Georges Clooney !!

Le 2 Rue des Dames: Localizado no centro histórico de Rennes. Restaurante que oferece excelentes pratos sazonais preparados com produtos de qualidade. A melhor relação qualidade / preço é a cidade garantida, com um menu de almoço a partir de 13 €.

Café Breton: Localizado na Rue Nantaise, muito perto da catedral. Este restaurante rústico e típico da Bretanha oferece cozinha tradicional com produtos sazonais frescos. Os pratos são generosos por um preço muito bom.


Onde ficar em Rennes

Rennes possui boas opções de hospedagem e é possível encontrar alternativas interessantes com preço justo e bem localizados. Confira a seguir, algumas sugestões de hospedagem que selecionei para você:

·  Hôtel Arcantis le Voltaire: Localizado a 2 km de Rennes Catehdral. Este hotel simples, mas limpo e confortável oferece quartos a partir de 42 € por noite, café da manhã a 8 €. Pontos fortes: a área tranquila, o terraço, o estacionamento gratuito e um copioso café da manhã. A melhor escolha para uma estadia de orçamento em Rennes!

·  Aparthôtel Adagio Access Centres Rennes: este foi o escolhido por nós para esta visita a Rennes. Fica 5 minutos a pé do centro da cidade. Apartamento moderno e luminoso, com cozinha totalmente equipada a partir de 72 € por noite, café da manhã a 8.50 €. Pontos fortes: a capacidade de cozinhar na cozinha, perto do centro da cidade, hotel muito tranquilo, funcionários simpáticos.

·  Odalys Appart’hôtel Lorgeril: Localizado muito perto do correio François Mitterand. Moderno e espaçoso apartamento com quitinete de 80 €, pequeno almoço a 12 €. O que eu amei: localização, sala silenciosa, roupa de cama confortável e equipe do hotel incrível.

·  Balthazar Hotel & Spa – MGallery by Sofitel: Hotel 5 estrelas localizado no centro da cidade, a 200 metros do museu de belas artes. Muito confortáveis ​​quartos duplos a partir de 170 €, café da manhã a 25 €. Pontos fortes: o Spa, a bela decoração dos quartos, a roupa de cama perfeita, o staff, a calma. O melhor hotel para uma estadia de luxo em Rennes!

·  Sainte-Anne - Por ser um apart-hotel contém itens básicos de cozinha para quem deseja fazer suas próprias refeições. Tudo isso com um preço acessível. O valor médio da diária é de 55 euros;

·  Hotel ibis Rennes Centre Gare Sud – Hotel também interessante para quem quer ficar no Centro, com acesso rápido a Gare TGV. Fica próximo ao Parlamento da Bretanha e ao parque Thabor. A média de preço é de 50 euros a diária;

·  Hôtel Le Bretagne – Este é um hotel econômico localizado no Centro. Próximo a Gare TGV, a bares, restaurantes e lojas. A média de preço por uma noite é de cerca de 45 euros.



You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest